Pin It button on image hover
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de jul de 2013

Reformas e melhorias ao imóvel e ao seu bem-estar

Olá!
Cuidar da casa não é nada fácil, com reforma então, nem se fale...
É dor de cabeça literalmente!
Eis o motivo de meu sumiço aqui no blog, reforma e mais outros probleminhas que nem vale a pena falar.
A única observação que tiro disso é a de que realmente vale a pena pagar um profissional qualificado para acompanhar a obra. Contratar o projeto, com a quantidade necessária para a compra de material e bons pedreiros e se possível, incluir o acompanhamento da obra por um bom arquiteto.

São muitas dúvidas que surgem no caminho, adaptações e mudanças que precisam ser feitas e o pior ( na minha opinião) ter de comprar material aos poucos "confiando" no pedreiro.
Por mais simples que seja a obra, ela toma proporções gigantescas de esforços e gastos, que poderiam ser evitados nas mãos de um profissional qualificado (digo isso pois sofri na mão de uma arquiteta e uma construtora, que não recomendo e que me fizeram desacreditar nesses serviços).

Deixando a choradeira de lado, trouxe algumas ideias bacanas com soluções simples que valem a pena reformar, apesar da dor-de-cabeça...é como dizem: "fica feio para depois ficar bonito!"
Investir em melhorias no imóvel é sempre uma boa solução para sua qualidade de vida e também agrega valor.

1- Derrubar paredes!
Vale a pena negociar até para quem mora de aluguel, claro que negociando os valores...
Vivemos uma nova época, com um novo estilo de morar e com os espaços cada vez mais reduzidos, e derrubar paredes para integrar, amplia visualmente o espaço e o torna mais dinâmico e funcional.

Você pode optar por manter metade da parede...

 via revista minha casa

... ou derrubar  a parede inteira, integrando a cozinha com o estar, por exemplo.
Aqui, uma cozinha compacta que faz da bancada divisa e otimiza ao máximo o espaço.

cozinha ikea

2 - Investir em iluminação natural
Trocar janelas por modelos maiores ou por portas de correr envidraçada vale a pena, pois a quantidade de luz e bem estar que se ganha é algo que não tem preço. Outra opção é recorrer a blocos de vidro ou clara-bóias e "vazios" de iluminação, especialmente quando pode criar um jardim de inverno!. Vale tentar trocar uma janela ou porta de lugar, trocar telhas por vidro ou fibra-de-vidro...

Neste projeto de Marcelo Rosenbaum (Programa Lar Doce Lar) ampliou-se o pé-direito, mantendo o forro rente ao telhado e com tesouras e vigas aparente, ainda conta com blocos de vidro bem no alto, que ajuda a iluminar e ampliar visualmente.



outro projeto de Rosenbaum (Lar Doce Lar)
ambientes integrados e telhado de "celeiro" como dizem...adoro!

3 - Renovar acabamentos
Reforma é sempre sinônimo de gastos exorbitantes, mas sempre existe uma solução que cabe no seu bolso.
Fico admirada de ver a qualidade das cerâmicas agora com estampas e texturas em 3D, claro que são mais caras, mas existe um grande número de alternativas no mercado. E para quem não pode investir muito, o jeito é buscar alternativas em pinturas e rejuntes, e revestimentos em vinil adesivo ou papel (há quem se arrisca em usar papel de presente e tecidos, vale tudo para renovar o visual, só não sei bem como seria a retirada desses materiais, é preciso cuidado).

Se possível, invista em pintura e tecidos, são mais acessíveis


Manter só uma parte dos azulejos e/ou aplicar tinta de azulejo 
(não é muito econômica e requer mão-de-obra especializada)



4 - Renovar com tecidos e faça-você-mesmo
Outra coisa que impressiona, você troca o estofado do sofá por exemplo, e pensa: Porque não fiz isso antes! Claro que isso envolve um bom investimento e muito cuidado com a mão-de-obra escolhida. Tirando o sofá, que é um pouco mais elaborado, dá para tentar realizar projetos ao estilo "faça-você-mesmo" em estofados dos assentos de cadeiras e bancos, criar uma cabeceira com grampeador de tapeceiro e até fazer cortinas sem nem sequer saber costurar, graças aos clipes e às colas de tecidos!

Vale rentar revestir cúpulas e brincar com retalhos em bastidores...


de Marcelo Rosenbaum



5- Renovar móveis antigos, móveis baratos ou construir seus móveis.
Aqui em casa não rola "marcenaria", já na pintura de móveis eu me arrisco (na verdade estou com muitos projetos por fazer, mas agora com o telhado da garagem quase pronto é bem possível de concluí-los!).
Há quem goste de fazer e se arrisca em projetos de marcenaria, e também em alvenaria, com soluções simples e geralmente mais econômicas. Reformar móveis as vezes não é tão econômico quando só olhamos os valores, mas quando quando se trata de qualidade, um móvel antigo de madeira vale o esforço. Outra solução é fazer uso de móveis econômicos e incrementar com pintura ou revestimento, e até mesmo modificações estruturais.

Curto móveis em alvenaria...pias, bancadas  e bancos no jardim...
tudo bem que é preciso um pedreiro, mas é uma solução bem acessível 
Fiquei encantada com essa cozinha!




E uma maneira fácil de renovar móveis de segunda mão ou dar uma atualizada em móveis antigos,
é pintar e isso dá para tentar fazer sem muitas preocupações

de Marcelo Rosenbaum



6 - Renovar com objetos de decoração e acessórios.
Vem a mente grandes valores, mas volto a dizer que existem muitas soluções que podem caber em seu bolso. Aqui no blog, sempre que posso, trago alternativas para incrementar o visual do seu lar, além de oferecer produtos em nossa loja virtual, www.magazinequeridorefugio.com
Colocar cor nos acessórios, nos pequenos objetos, utensílios charmosos, tecidos, um bom espelho, investir em iluminação artificial mesmo que com velas, arranjos florais ou um simples vaso, são pequenos mimos que podem fazer muita diferença na sua vida cotidiana.

mimos...toques de delicadeza...


Adoro mesa colorida e farta....



7- Investir em bem-estar e na moradia.
Por fim, indico que vale a pena investir em melhorias que lhe proporcione bem estar e facilidades.
Digo "investir", pois muitos só pensam nos "custos" e não nos benefícios de tais gastos (era uma briga eu convencer meu marido, agora ele valoriza mais esse investimento..rs)
Vale priorizar o que lhe dará mais prazer, como um bom chuveiro ou aquecedor ou lareira, já que passamos por dias frios...rsrsrs....Se você gosta de cozinhar, investir em boa panelas e utensílios, depois partir para eletrodomésticos e estruturas da sua cozinha, ou área gourmet. Caprichar no paisagismo, mesmo que em vasos. Optar por tecidos macios e agradáveis ao toque...Um bom aparelho de som e tv, mas respeitando os vizinhos...uma boa cama e colchão, ou mesmo uma rede...Um bom sofá ou cadeira, um lugar que você mais goste de passar o seu tempo em casa, e que lhe proporcione prazer e que valha  o seu tempo gasto, seu esforço e seu dinheiro.
crie o seu lugar favorito! 




Muitas pessoas não valorizam o seu espaço, por diversos motivos além dos custos. A maioria nem se interessa por decoração, acha tudo frescura, ou dizem "a casa não é minha, moro de aluguel" ou fica adiando para quando tiver a casa dos sonhos...mas é só procurar que se encontra alternativas acessíveis e simples, economizar e planejar...nem que se faça um pouquinho aqui, depois mais um pouquinho...rs

e assim vai.
Estou tentando ser otimista com a minha reforma, tentando ver lá na frente...eu desfrutando minha casinha.

e vamos lá!
muitos beijos
Mônica Teixeira






29 de jul de 2013

Lugar de homem é na cozinha


Gente que frio é esse? Estou congelando aqui, e com uma vontade imensa de comer um bolinho caseiro, daqueles, que enquanto o forno aquece a casa, espalha um cheiro maravilhoso. Para ser honesta, estou mais com vontade de comer do que fazer, uma vontade de ser mimada a bolo e chocolate quente. Já falei para o namorado, assim meio que indireta diretamente, que o bolo, torta e até a gemada dele são deliciosos, mas o menino anda preguiçoso, não quer encarar o fogão. Ai que tristeza!

Então, enquanto duelo contra o frio e a vontade de comer um simples bolinho, compartilho com vocês algumas imagens dos meus programas favoritos: culinária. E para inspirar aos meninos agradarem suas companheiras teremos programas gastronômicos estrelados por homens. 

Com vocês decoração de cozinhas masculinas, provando que lugar de homem é na cozinha. Ah e sem deixar bagunça, fui clara?!

O nome do programa: Homens Gourmet, exibido pelo canal pago Fox life e Bem Simples, que só para constar é repleto de programas de receitas simples e deliciosas, como da Palmirinha. Assistir ao programa é a certeza de dar boas gargalhadas, a cozinha decorada em azul, móveis de madeira e eletrodomésticos em inox deixam o ambiente com ares masculinos.


Nos artigos têxteis muito xadrez.

Imagens capturadas de vídeos, disponíveis no site do Bem Simples


Detalhe para a estande e para a horta feita com latas.


Eu tenho confissões a fazer: quando estava na faculdade ficava muito triste por toda quinta-feira não poder assistir aos meus programas favoritos. As quintas são destinas a assuntos de decoração e culinária, coisa que eu adoro. Os programas do GNT eu consegui ver depois no fim de semana, detalhe que eu saía da faculdade às 23h da sexta e no sábado deveria estar lá das 7h30 até 13h, então só restava mesmo as reprises. Um dos programas favoritos: Jaime Oliver com aquelas receitas práticas, em que você monta uma refeição rápida e saborosa em 30 minutos.


Nas temporadas anteriores os tijolos não eram pintados de branco, o que dava mais rusticidade, mas ela continuou linda com as paredes brancas e móveis de madeira. Atrás dele, o armário é formado de gavetas ao invés de ter portas, fica mais visível e arejado ao mesmo tempo.

Todas as images foram retiradas de vídeos disponíveis no site da GNT


Ter uma hortinha de ervas sempre garante frescor no seu tempero, enquanto os potes de vidro armazenam condimentos também decoram com as cores variadas de cada ingredientes.



Ah esse programa já pertence à fase pós-faculdade. Apresentado pelo modelo, ator e "cozinheiro" Rodrigo Hilbert, Tempero de família é garantida de receitas que vão fazer você lembrar da sua infância. Assim como as receitas a cozinha também é simples, aliás as cozinhas, porque ele também tem um puxadinho do lado de fora. Aqui em casa já surgiu a ideia de uma cozinha externa, antes mesmo do programa, e não é que ela quase quase aconteceu. Quando estávamos trocando a pia, as marteladas para encaixá-la acabaram por arrebentarem um bom pedaço do reboco, a lavanderia viraria extensão da cozinha, mas tudo foi colocado em seu lugar, a lavanderia continua lavandeira.


Mais xadrez, e olha só que coincidência, o mesmo pano de copa você encontra na Magazine Querido Refúgio, com barrado ou babado em brim.

Pano de copa xadrez você encontra na Magazine Querido Refúgio
Aqui foi o episódio em que ele recebeu a super sogra animadíssima, com direito a sanfona. Dá uma olhadinha nos cestos coloridos, eu querooooo.

As imagens foram retiradas de vídeos do site do GNT


A rusticidade do utensílios se mistura ao romantismo das flores do campo.


Romantismo que finalizou a temporada com um jantar especial, feito para sua esposa Fernanda Lima, com direito a maçã do amor.



Ai ai, será que com essa postagem consigo convencer o homem daqui voltar para cozinha? Já fiz de tudo, dei incentivos, como o livro da Dona Benta e elogie muitoooo a peripécias dele na cozinha, mas tá difícil. 

Meninos agradem suas meninas com comida :)
Cozinhar é uma demonstração de carinho.
Não precisa ser algo mirabolante.
O que vale é a intenção.

Pronto falei, ou melhor, escrevi, agora é só apresentar para o namorado,
e torcer para ganhar aquela panqueca fofinha que só ele sabe fazer.

Meninas e meninos, desejo a vocês uma semana repleta de carinho,
se vier acompanhada de uma fatia de bolo de chocolate vai ser melhor ainda :)


Abraços

Marisa Teixeira







23 de jul de 2013

Decoração romântica e feminina com toques em tom pastel

Olá!
Para as românticas de plantão, uma casa de suspirar...
A decoração é uma mistura de elementos rústicos, modernos e românticos, que se sobressaem e deixam a atmosfera feminina e delicada. O grande destaque é para as cortinas, amei as cortinas!
Mas atente aos detalhes! Veja com muita atenção, aprecie devagarinho...
as pequenas coisas, os tecidos, as texturas, as cores...tudo muito bem escolhido para conseguir esse resultado harmonioso e encantador.



mix de elementos rústicos e delicados


Integração dos espaços, várias atividades: jantar, estar e escritório.
Adorei a parede "galeria" e o biombo, parece ser ali a entrada...

Nunca pensei que iria gostar de cortinas com bandôs...mas adorei essa!
Adorei as cores, um fundo neutro mas não branco, com toques de rosa,
almofadas floridas e mantas de crochê, fofo e quentinho!

E a cozinha?! Que coisa mais fofa!
Pense em uma cozinha básica, móveis modernos...como transformar em um cozinha "amor"?
Anote aí: uma bela cortina, um belo lustre, adesivo decorativo no armário, formas e utensílios 
que decoram, parede decorada, cadeiras em tons pastel, uma diferente da outra...e nuvens no teto!
ok...ok...não precisa tanto, mas não é realmente de criar um outro mundo!



Móveis pintados! lindas cores



Dossel! Como não amar?!
e a roupa de cama maravilhosa, com saia em farta...ai ai

uma pequena e graciosa penteadeira no lugar do criado-mudo.
Adorei a solução para pendurar as biujterias, jóias...na parede e no manequim.
* reparou no telefone rosa?! adoro!




E para quem ainda não conhece nossa loja virtual,
fica o convite! Compra segura e sem esforço!

www.magazinequeridorefugio.com

Nossas sugestões para você criar a sua decoração romântica:

Estampando flores pela casa!

  

clique aqui                                          clique aqui

Para quem prefere cores neutras, bege, cinza....mas delicado



Sugestão de uso para o cachepot: porta-talheres, porta-trecos...
*talheres não acompanham

Temos vários formatos e estampas de cachepô para você escolher

  
clique aqui                                       clique aqui

Almofadas fofas!
Abuse da  delicadeza  e romantismo!

Esta almofada parece um travesseiro, com formato retangular

veja mais almofadas em nossa loja


Vale caprichar na mesa também! 
Uma toalha muito romântica



As vezes não sabemos bem o que fazer com determinado produto, 
como decorar ou até por onde começar...e os acessórios são ótimos por isso, 
têm o poder de transformar a decoração sem grandes modificações ou investimentos.

até a próxima!

Beijos
Mônica Teixeira