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14 de jul de 2014

Fim da promoção Amo tudo arrumadinho!

Olá!
Sim acabou...

Agradeço a todas que participaram da promoção, deram o seu depoimento, algumas desabafaram seus tormentos na hora de organizar... é gente, é muito trabalhoso e são tão poucas as que podem contar com alguma ajuda nessa hora... eu sei bem, sinto isso na pele sempre...

Juro que deu um aperto no peito ouvir certos depoimentos,
por isso prometo trabalhar mais o tema de organização e mais promoções desse tipo aqui no tão tão Querido Refúgio, que apesar de não contar com uma fada madrinha, pode ajudar de longe, ao menos pode inspirar nossas queridas amigas.

Bom,  o sorteio foi a moda antiga, no papel mesmo
(ai gente, estou fazendo o que posso... vou melhorar tá)

Quem vai levar o livro Organize-se para casa?!

E no saquinho rosa da sorte....


Uma sortuda foi escolhida...

Renata G Trevisan! 
Você ganhou o livro Organize-se,
um presente da editora Gente


Entraremos em contato para confirmar seus dados para o envio do livro.
Que ele seja muito útil na sua luta diária, 
especialmente na organização da sua área de serviço / depósito!



Um grande abraço
Mônica Teixeira Meneses







Centros de atividades - Organizando a cozinha!

Olá! Hoje é dia da Cozinha por aqui..

Acabou a copa! Voltamos à rotina normal...Vamos trabalhar?!
Com um bom plano e divisões estratégicas, sua cozinha pode ficar "show de bola!"
como a da Alemanha, né...rs Ai ai melhor deixar pra lá...

Lembra do "quente, morno e frio" na hora de organizar?
Aqui é a mesma coisa, na cozinha tudo deve ser funcional e de fácil acesso, visando sempre facilitar o preparo de alimentos e a limpeza.

E cozinha dá muito trabalho, aff!
É  trabalho para um dia inteiro... mas se não tiver tempo, vá dividindo em pequenas tarefas, hoje a pia, no outro dia o fogão e fornos, no outro a geladeira e freezer e por aí vai.
De pouquinho em pouquinho, cada dia uma batalha a ser vencida ... não desista...não desanime!

Nosso mantra da organização:
Um lugar para tudo e tudo em seu lugar!

esta imagem representa bem o tanto de coisas de uma cozinha!


via what katie ate


Vamos dividir a cozinha por "área de trabalho" e alguns "departamentos" que podem ficar próximos ou até se misturarem.
Primeiro: Tire tudo do lugar (vá em partes), verifique se está em bom estado e data de validade, no caso de alimentos, e vá agrupando os itens nos lugares onde você costuma trabalhar, nas áreas onde mais utiliza eles.

Os vários departamentos da cozinha:


Pia e bancadas: 
- preparo dos  alimentos: lavar, cortar, descascar, misturar, bater...
em um pote ou pendurados, utensílios e facas podem ficar próximo à essa área

via design sponge

O bom de utilizar potes, é que você pode move-los para onde estiver trabalhando: 
pia, bancada, mesa...


via shelterness

- limpeza: lavar a louça, lixo e sacos, produtos de limpeza, luvas...
estes podem se concentrarem embaixo da pia
- CUIDADO: produtos longe de crianças e animais! Trava neles!

via bhg

Uma boa ideia para utilizar as sapateiras na organização de produtos de limpeza!

via imperfect home

Caixas empilháveis e transparentes, nunca são demais.
Especialmente para áreas úmida, como essa debaixo da pia.
Você até pode usar caixas de papelão revestidas, mas as de plásticos
são bem resistentes e práticas, vale o investimento.

via bhg



Forno e fogão:
- preparo dos alimentos: tudo o que você mais usa no dia-dia deve ficar próximo, dos utensílios aos temperos. Panelas, formas, colheres de cabo longo, espátulas, luvas, panos de prato, temperos, sal...
Gavetas com divisórias são perfeitos para essa área, caso falte espaço recorra às paredes: ganchos e barras em metal para os utensílios, panelas penduradas, prateleiras...

Nesta cozinha vintage temos tudo o que é mais utilizado durante o preparo próximo ao fogão:
panelas penduradas, potes com utensílios e facas à mão, potes com grãos em cima do armário, 
até a geladeira está ajudando com a luva e o pega-panela pendurados e em cima uma grande tigela
que pode servir na mistura dos ingredientes, ou servir de fruteira, acomodando frutas e legumes.




Armários e gavetas:
Evite formar pilhas, organize na vertical, aproveite ganchos, aproveite as portas...

área de refeições:
- Porcelanas e vidros: divida em grupos por função;
Bebidas: copos e jarras; Sobremesas: pratinhos,tigelas e bowls, Refeições: pratos, talheres, tigelas e saladeiras, Café-da-manhã: canecas, xícaras,bules e garrafas térmícas.
- Toalha, sousplat, guardanapo, descanso de panela: próximos à área de refeições
- Utensílios para servir a mesa: próximo aos pratos, podem ficar os temperos de mesa, os utensílios de servir, açucareiro, saleiro de mesa ...

via blogbodieandfou


área de preparo dos alimentos e limpeza:
- Potes e travessas para guardar alimentos (guarde as tampas em um cesto ou caixa forrada)
- Assadeiras, panelas, frigideiras, podem ficar próximos ao fogão. Forminhas podem ficar num pote ou num saco transparente.
- Panos, aventais e luvas extras: guarde em gavetas ou cestos

estes potes plásticos e suas tampas costumam causar uma boa bagunça...
coloque tudo numa grande caixa ou gaveta

via bhg

Olha que beleza, formas na vertical e panos limpos sempre à mão!


Outra ideia para organizar na vertical
(eu quero um suporte de tampas desses!)

via realsimple


- Despensa:
o que está aberto vai para potes e latas (embaixo, coloque uma etiqueta com data de validade) e o que está fechado fica mais escondido, de preferência no alto ou bem embaixo (oque for pesado).

via vintagehome.tumblr

Aqui temos um "departamento de confeitaria" confeitos, forminhas...

via bhg





O que estiver em sacos ou pequenas embalagens, é bom acomodar num cesto
separe por salgados, doces,etc


Nesta área de "mercadorias" vale até deixar uma tesoura, estilete
papel e caneta, além de auxiliares e medidores como colher, funil, etc..

via martha stewart

Despensa Básica:
faça como as divisões em supermercados;
- Padaria e ingredientes para o café da manhã
- Saladas e frutas frescas
- Açougue e congelados
- Petiscos e sobremesas
- Latas e conservas
- Mantimentos secos
- Temperos e condimentos
- óleos, azeites e vinagres
- bebidas


Aqui temos uma cozinha pequena e que aproveita bem o espaço das paredes e teto, 
até mesmo a frente da janela é aproveitada para organizar o tanto de coisas que uma cozinha precisa!

via flickr

Ufa, post longo...
cozinha é assim, muita coisa!

Por hoje é só!

volto com mais organização depois
:)
Mônica Teixeira Meneses



2 de jul de 2014

Organizando as ferramentas, a garagem, o depósito, oficina...

Olá

Por aqui tudo virado ad reforma, copa do mundo parando o Brasil e muito frio aqui no sul.
Não dá muita vontade de ficar arrumando a casa não é...mas também não dá vontade de sair.
O jeito é aproveitar o inverno para deixar tudo em ordem para fazer aquela faxina de primavera depois.

Eu fiquei devendo um check-list de coisas que todo, ou quase todo, lar precisa.

Hoje veremos ferramentas!
hum... nada animador...
calma, calma, muita calma nessa hora...

via micasa revista


Ah! Viram que prolongamos a Promoção: Tudo Arrumadinho!
Descontos em nossa loja e sorteio do livro: Organize-se. Participe!
Mande-nos um e-mail contando o seu pior pesadelo na hora de arrumar:

escreva para >>>>>> queridorefugio@hotmail.com 



Agora, Vamos lá, anime-se!

"A organização é um processo, e não um projeto de um só dia.'
 Donna D. Mclliam em Organize-se de Donna Smalin

via familyhandyman


Hoje, veremos o quarto da tralha ou melhor o depósito.
Mesmo quem mora em apartamento, não pode fugir disso.
E para quem tem garagem, quintal, jardim, crianças e animais, vai ver que a lista de itens é enorme.
( e gente... eu agora conto com uma família de 4 gatos e 3 cachorros...ai ai...depois eu mostro)

O ideal seria contar com uma garagem à parte e fechada, mas aqui no Brasil é comum que ela seja a entrada da casa, e muitas vezes é incorporada à área de de lazer, com a churrasqueira. Então, vamos considerar um quartinho de depósito ou mesmo adaptar a lavanderia (mas como? as lavanderias estão desaparecendo!)


Neste projeto podemos perceber que o estoque foi para a parte mais alta, 
assim as paredes ficam livres para pendurar itens que não atrapalhem a circulação.
Veja abaixo:

via familyhandyman

Lembrando dos princípios Quente - Morno - Frio, comece a dividir os itens em categorias, 
em grupos por função, como:
- auto-peças,
- ferramentas,
- jardinagem,
- artigos esportivos,
- itens sazonais (festas, Natal, camping e etc)
- lixo e reciclagem

Lá no alto, a parte fria, podemos guardar os itens menos utilizados, como os itens sazonais, decoração de festa, itens de acampamento, arquivos e coisas que as crianças não podem acessar.

Na parte que nosso corpo alcança facilmente colocamos tudo que mais usamos, a melhor maneira é utilizar ganchos e prateleiras estreitas para não atrapalhar a circulação. 

A parte mais baixa podemos fazer uso de organização oculta, com caixas, balcões e gaveteiros.
Se contar com rodízios, melhor ainda. 
Vamos ver alguns exemplos:

bhg 

bhg



 Meu irmão ficaria louco com uma garagem dessas!
 via garagejournal

É bastante coisa para guardar... 
 E se você gosta de realizar projetos, colocar a mão na massa, vai precisar de muito mais.
O ideal, neste caso é deixar espaço para bancadas, caprichar na iluminação, e deixar as
ferramentas. Mesmo para tarefas simples como jardinagem, é importante ter uma bancada.


Pegboard com placa de eucatex perfurado, bancada e caixas podem lhe servir muito bem!
Adoro essa combinação rosa e azul :)
bhg

Prateleiras estreitas, com a altura certa, faz milagre!



Para guardar grãos, ração, areia, terra... utilize caixas ou lixeiras com tampas.

bhg

Baldes são ótimos para organizar e carregar as coisas!

bhg

Carrinhos, móveis com rodízios, ou mesmo caixas com rodízios, 
facilitam até na hora da limpeza. Vale o investimento!

bhg

E para finalizar, no momento, deixo uma lista básica de ferramentas essencias, 
mas que você pode ir acrescentando de acordo com suas atividades.

- Martelo: nem pesado nem leve
- Chaves tradicionais: de fenda chata, philips, allen, torx, chave inglesa
tenha uma Grande e uma pequena, de cabeça chata, e modelo Philips)
- Alicates: universal  e de corte
- Parafusadeira recarregável 
- Elétrica: extensão, fusivéis, 
- Serras: serrote, serra-tico-tico
- Cortadores: tesoura, estiletes, 
- Medidores: trena, régua (em metal p/ utilizar com estilete), nível (para instalar quadros por exemplo)
- Segurança: óculos de proteção, luvas de couro, luvas de látex
- Adesivos: fita crepe, fita isolante, fita veda rosca, fita para embalagens, silvertape
- Ferragens: arame, pregos, parafusos, ganchos
- Diversos: lápis, lanterna, lixo, feltro para apoio, removedor para limpeza
E estes ajudam muito:
- Auxiliares: pistola de cola quente, grampo de tapeceiro, pistola de aplicação de silicone

Apertar, despertar, encanamentos... 
você vai precisar das chaves tradicionais e estas aqui:


chave inglesa                                   chave inglesa

alicate universal                           chave-de-cano


Furar paredes e móveis 
(atenção na hora de compras as brocas de madeira e alvenaria) 

Vale investir nesses! Furadeira e parafusadeira recarregável



Para deixar tudo certo, na medida! 

nível                                                


2 - trena 
(tenha uma na bolsa para visitar as lojas)

O grampeador de tapeceiro não pode faltar!




E por enquanto é só!
Espero ter ajudado...

Não deixe de participar da promoção, 
é um minutinho só para concorrer ao livro 

e visite nossa loja



 beijos
Mônica Teixeira Meneses :)