Pin It button on image hover

16 de set. de 2013

Passeio na roça - uma decoração simples e barata


Domingo foi dia de acordar cedo, logo eu que durmo até tarde, e o motivo: tomar café da manhã estilo fazenda. Aqui em São Paulo está ocorrendo o Revelando São Paulo, no Parque do Trote, pertinho de casa. Saímos cedinho, o Sol já estava garantido, por torno dos 30º C, mas o vento passeando pelas antigas árvores do rancho trazia um conforto e um cheirinho bom, aquele cheirinho de fogão a lenha.

Bolo de fubá cremoso, broa de fubá, bolinho de chuva, e claro, café feito em coador de pano, tudo muito bom com direito a repetição. O legal desses eventos, deixando um pouco a comida de lado, é a reunião de objetos e decorações que explicam como nossos antepassados viviam, ou como vivem. Principalmente para quem vive em centros urbanos, o contato com outras culturas revitaliza o espírito, acrescenta conhecimento, o que nunca é demais.

Separei algumas imagens para vocês. Quem conhece, recorda, quem não conhece, vai ficar sabendo.

Hora do café, não deu tempo de tirar foto dos bolinhos, o pessoal estava com muita fome :)


Prateleiras forradas, canecas em ágata, utensílios em cobre, xadrez e chitão.


 Sombrinha amiga

  
Meio de transporte e locomoção introduzido no Brasil colonial e ainda em uso nos meios rurais, o carro de boi é um dos mais simples e eficientes, e primitivo também, era usado por egípcios, babilônicos, hebreus, fenícios, chineses e indianos. Lembro de quando era criança, na casa da vó, pegar carona em um carro de boi, que fazia um barulho bem alto e típico, o do parque era bem silencioso, o que será que fizeram?




Essa foto é dedicada ao cunhado Renato.
Quem disse que em São Paulo não dá para sentir cheiro de estrume? 


Colcha de retalhos, colorida e única.


 Panelas de cobre e ferro, bem pesadas.


Se você é fã de uma decoração mais caseira, passe lá no Magazine Querido Refúgio 

Saleiro e pimenteiro
Pano de copa xadrez em gaze e índigo
Conjunto de vasos, podem ser usados para armazenar utensílios de cozinha 
Conjunto de xícaras para café

Só sei que depois desse fim de semana na roça, cheio de comidinhas "substanciosas",  vou ter que passar a semana comendo só salada. Ai dieta, você pro brejo!

Uma ótima semana para todos nós.
Beijos,

Marisa Teixeira



Um comentário: