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14 de jul de 2014

Centros de atividades - Organizando a cozinha!

Olá! Hoje é dia da Cozinha por aqui..

Acabou a copa! Voltamos à rotina normal...Vamos trabalhar?!
Com um bom plano e divisões estratégicas, sua cozinha pode ficar "show de bola!"
como a da Alemanha, né...rs Ai ai melhor deixar pra lá...

Lembra do "quente, morno e frio" na hora de organizar?
Aqui é a mesma coisa, na cozinha tudo deve ser funcional e de fácil acesso, visando sempre facilitar o preparo de alimentos e a limpeza.

E cozinha dá muito trabalho, aff!
É  trabalho para um dia inteiro... mas se não tiver tempo, vá dividindo em pequenas tarefas, hoje a pia, no outro dia o fogão e fornos, no outro a geladeira e freezer e por aí vai.
De pouquinho em pouquinho, cada dia uma batalha a ser vencida ... não desista...não desanime!

Nosso mantra da organização:
Um lugar para tudo e tudo em seu lugar!

esta imagem representa bem o tanto de coisas de uma cozinha!


via what katie ate


Vamos dividir a cozinha por "área de trabalho" e alguns "departamentos" que podem ficar próximos ou até se misturarem.
Primeiro: Tire tudo do lugar (vá em partes), verifique se está em bom estado e data de validade, no caso de alimentos, e vá agrupando os itens nos lugares onde você costuma trabalhar, nas áreas onde mais utiliza eles.

Os vários departamentos da cozinha:


Pia e bancadas: 
- preparo dos  alimentos: lavar, cortar, descascar, misturar, bater...
em um pote ou pendurados, utensílios e facas podem ficar próximo à essa área

via design sponge

O bom de utilizar potes, é que você pode move-los para onde estiver trabalhando: 
pia, bancada, mesa...


via shelterness

- limpeza: lavar a louça, lixo e sacos, produtos de limpeza, luvas...
estes podem se concentrarem embaixo da pia
- CUIDADO: produtos longe de crianças e animais! Trava neles!

via bhg

Uma boa ideia para utilizar as sapateiras na organização de produtos de limpeza!

via imperfect home

Caixas empilháveis e transparentes, nunca são demais.
Especialmente para áreas úmida, como essa debaixo da pia.
Você até pode usar caixas de papelão revestidas, mas as de plásticos
são bem resistentes e práticas, vale o investimento.

via bhg



Forno e fogão:
- preparo dos alimentos: tudo o que você mais usa no dia-dia deve ficar próximo, dos utensílios aos temperos. Panelas, formas, colheres de cabo longo, espátulas, luvas, panos de prato, temperos, sal...
Gavetas com divisórias são perfeitos para essa área, caso falte espaço recorra às paredes: ganchos e barras em metal para os utensílios, panelas penduradas, prateleiras...

Nesta cozinha vintage temos tudo o que é mais utilizado durante o preparo próximo ao fogão:
panelas penduradas, potes com utensílios e facas à mão, potes com grãos em cima do armário, 
até a geladeira está ajudando com a luva e o pega-panela pendurados e em cima uma grande tigela
que pode servir na mistura dos ingredientes, ou servir de fruteira, acomodando frutas e legumes.




Armários e gavetas:
Evite formar pilhas, organize na vertical, aproveite ganchos, aproveite as portas...

área de refeições:
- Porcelanas e vidros: divida em grupos por função;
Bebidas: copos e jarras; Sobremesas: pratinhos,tigelas e bowls, Refeições: pratos, talheres, tigelas e saladeiras, Café-da-manhã: canecas, xícaras,bules e garrafas térmícas.
- Toalha, sousplat, guardanapo, descanso de panela: próximos à área de refeições
- Utensílios para servir a mesa: próximo aos pratos, podem ficar os temperos de mesa, os utensílios de servir, açucareiro, saleiro de mesa ...

via blogbodieandfou


área de preparo dos alimentos e limpeza:
- Potes e travessas para guardar alimentos (guarde as tampas em um cesto ou caixa forrada)
- Assadeiras, panelas, frigideiras, podem ficar próximos ao fogão. Forminhas podem ficar num pote ou num saco transparente.
- Panos, aventais e luvas extras: guarde em gavetas ou cestos

estes potes plásticos e suas tampas costumam causar uma boa bagunça...
coloque tudo numa grande caixa ou gaveta

via bhg

Olha que beleza, formas na vertical e panos limpos sempre à mão!


Outra ideia para organizar na vertical
(eu quero um suporte de tampas desses!)

via realsimple


- Despensa:
o que está aberto vai para potes e latas (embaixo, coloque uma etiqueta com data de validade) e o que está fechado fica mais escondido, de preferência no alto ou bem embaixo (oque for pesado).

via vintagehome.tumblr

Aqui temos um "departamento de confeitaria" confeitos, forminhas...

via bhg





O que estiver em sacos ou pequenas embalagens, é bom acomodar num cesto
separe por salgados, doces,etc


Nesta área de "mercadorias" vale até deixar uma tesoura, estilete
papel e caneta, além de auxiliares e medidores como colher, funil, etc..

via martha stewart

Despensa Básica:
faça como as divisões em supermercados;
- Padaria e ingredientes para o café da manhã
- Saladas e frutas frescas
- Açougue e congelados
- Petiscos e sobremesas
- Latas e conservas
- Mantimentos secos
- Temperos e condimentos
- óleos, azeites e vinagres
- bebidas


Aqui temos uma cozinha pequena e que aproveita bem o espaço das paredes e teto, 
até mesmo a frente da janela é aproveitada para organizar o tanto de coisas que uma cozinha precisa!

via flickr

Ufa, post longo...
cozinha é assim, muita coisa!

Por hoje é só!

volto com mais organização depois
:)
Mônica Teixeira Meneses



Um comentário:

  1. Amei suas dicas. Acho que quando eu chegar na minha casa daqui a alguns dias vou ver quais dessas dicas eu posso adaptar por lá.

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