Pin It button on image hover
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de jul de 2013

Reformas e melhorias ao imóvel e ao seu bem-estar

Olá!
Cuidar da casa não é nada fácil, com reforma então, nem se fale...
É dor de cabeça literalmente!
Eis o motivo de meu sumiço aqui no blog, reforma e mais outros probleminhas que nem vale a pena falar.
A única observação que tiro disso é a de que realmente vale a pena pagar um profissional qualificado para acompanhar a obra. Contratar o projeto, com a quantidade necessária para a compra de material e bons pedreiros e se possível, incluir o acompanhamento da obra por um bom arquiteto.

São muitas dúvidas que surgem no caminho, adaptações e mudanças que precisam ser feitas e o pior ( na minha opinião) ter de comprar material aos poucos "confiando" no pedreiro.
Por mais simples que seja a obra, ela toma proporções gigantescas de esforços e gastos, que poderiam ser evitados nas mãos de um profissional qualificado (digo isso pois sofri na mão de uma arquiteta e uma construtora, que não recomendo e que me fizeram desacreditar nesses serviços).

Deixando a choradeira de lado, trouxe algumas ideias bacanas com soluções simples que valem a pena reformar, apesar da dor-de-cabeça...é como dizem: "fica feio para depois ficar bonito!"
Investir em melhorias no imóvel é sempre uma boa solução para sua qualidade de vida e também agrega valor.

1- Derrubar paredes!
Vale a pena negociar até para quem mora de aluguel, claro que negociando os valores...
Vivemos uma nova época, com um novo estilo de morar e com os espaços cada vez mais reduzidos, e derrubar paredes para integrar, amplia visualmente o espaço e o torna mais dinâmico e funcional.

Você pode optar por manter metade da parede...

 via revista minha casa

... ou derrubar  a parede inteira, integrando a cozinha com o estar, por exemplo.
Aqui, uma cozinha compacta que faz da bancada divisa e otimiza ao máximo o espaço.

cozinha ikea

2 - Investir em iluminação natural
Trocar janelas por modelos maiores ou por portas de correr envidraçada vale a pena, pois a quantidade de luz e bem estar que se ganha é algo que não tem preço. Outra opção é recorrer a blocos de vidro ou clara-bóias e "vazios" de iluminação, especialmente quando pode criar um jardim de inverno!. Vale tentar trocar uma janela ou porta de lugar, trocar telhas por vidro ou fibra-de-vidro...

Neste projeto de Marcelo Rosenbaum (Programa Lar Doce Lar) ampliou-se o pé-direito, mantendo o forro rente ao telhado e com tesouras e vigas aparente, ainda conta com blocos de vidro bem no alto, que ajuda a iluminar e ampliar visualmente.



outro projeto de Rosenbaum (Lar Doce Lar)
ambientes integrados e telhado de "celeiro" como dizem...adoro!

3 - Renovar acabamentos
Reforma é sempre sinônimo de gastos exorbitantes, mas sempre existe uma solução que cabe no seu bolso.
Fico admirada de ver a qualidade das cerâmicas agora com estampas e texturas em 3D, claro que são mais caras, mas existe um grande número de alternativas no mercado. E para quem não pode investir muito, o jeito é buscar alternativas em pinturas e rejuntes, e revestimentos em vinil adesivo ou papel (há quem se arrisca em usar papel de presente e tecidos, vale tudo para renovar o visual, só não sei bem como seria a retirada desses materiais, é preciso cuidado).

Se possível, invista em pintura e tecidos, são mais acessíveis


Manter só uma parte dos azulejos e/ou aplicar tinta de azulejo 
(não é muito econômica e requer mão-de-obra especializada)



4 - Renovar com tecidos e faça-você-mesmo
Outra coisa que impressiona, você troca o estofado do sofá por exemplo, e pensa: Porque não fiz isso antes! Claro que isso envolve um bom investimento e muito cuidado com a mão-de-obra escolhida. Tirando o sofá, que é um pouco mais elaborado, dá para tentar realizar projetos ao estilo "faça-você-mesmo" em estofados dos assentos de cadeiras e bancos, criar uma cabeceira com grampeador de tapeceiro e até fazer cortinas sem nem sequer saber costurar, graças aos clipes e às colas de tecidos!

Vale rentar revestir cúpulas e brincar com retalhos em bastidores...


de Marcelo Rosenbaum



5- Renovar móveis antigos, móveis baratos ou construir seus móveis.
Aqui em casa não rola "marcenaria", já na pintura de móveis eu me arrisco (na verdade estou com muitos projetos por fazer, mas agora com o telhado da garagem quase pronto é bem possível de concluí-los!).
Há quem goste de fazer e se arrisca em projetos de marcenaria, e também em alvenaria, com soluções simples e geralmente mais econômicas. Reformar móveis as vezes não é tão econômico quando só olhamos os valores, mas quando quando se trata de qualidade, um móvel antigo de madeira vale o esforço. Outra solução é fazer uso de móveis econômicos e incrementar com pintura ou revestimento, e até mesmo modificações estruturais.

Curto móveis em alvenaria...pias, bancadas  e bancos no jardim...
tudo bem que é preciso um pedreiro, mas é uma solução bem acessível 
Fiquei encantada com essa cozinha!




E uma maneira fácil de renovar móveis de segunda mão ou dar uma atualizada em móveis antigos,
é pintar e isso dá para tentar fazer sem muitas preocupações

de Marcelo Rosenbaum



6 - Renovar com objetos de decoração e acessórios.
Vem a mente grandes valores, mas volto a dizer que existem muitas soluções que podem caber em seu bolso. Aqui no blog, sempre que posso, trago alternativas para incrementar o visual do seu lar, além de oferecer produtos em nossa loja virtual, www.magazinequeridorefugio.com
Colocar cor nos acessórios, nos pequenos objetos, utensílios charmosos, tecidos, um bom espelho, investir em iluminação artificial mesmo que com velas, arranjos florais ou um simples vaso, são pequenos mimos que podem fazer muita diferença na sua vida cotidiana.

mimos...toques de delicadeza...


Adoro mesa colorida e farta....



7- Investir em bem-estar e na moradia.
Por fim, indico que vale a pena investir em melhorias que lhe proporcione bem estar e facilidades.
Digo "investir", pois muitos só pensam nos "custos" e não nos benefícios de tais gastos (era uma briga eu convencer meu marido, agora ele valoriza mais esse investimento..rs)
Vale priorizar o que lhe dará mais prazer, como um bom chuveiro ou aquecedor ou lareira, já que passamos por dias frios...rsrsrs....Se você gosta de cozinhar, investir em boa panelas e utensílios, depois partir para eletrodomésticos e estruturas da sua cozinha, ou área gourmet. Caprichar no paisagismo, mesmo que em vasos. Optar por tecidos macios e agradáveis ao toque...Um bom aparelho de som e tv, mas respeitando os vizinhos...uma boa cama e colchão, ou mesmo uma rede...Um bom sofá ou cadeira, um lugar que você mais goste de passar o seu tempo em casa, e que lhe proporcione prazer e que valha  o seu tempo gasto, seu esforço e seu dinheiro.
crie o seu lugar favorito! 




Muitas pessoas não valorizam o seu espaço, por diversos motivos além dos custos. A maioria nem se interessa por decoração, acha tudo frescura, ou dizem "a casa não é minha, moro de aluguel" ou fica adiando para quando tiver a casa dos sonhos...mas é só procurar que se encontra alternativas acessíveis e simples, economizar e planejar...nem que se faça um pouquinho aqui, depois mais um pouquinho...rs

e assim vai.
Estou tentando ser otimista com a minha reforma, tentando ver lá na frente...eu desfrutando minha casinha.

e vamos lá!
muitos beijos
Mônica Teixeira






Nenhum comentário:

Postar um comentário